Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

30 de dezembro de 2009

Apartamento Lagoa IV - Dentro e Fora

Último video feito com base neste apartamento.

Algumas imagens feitas de dentro da sala e depois algumas externas onde se vê o prédio.Termina com mais um por do sol e o movimento da rua, já de noite.

27 de dezembro de 2009

Apartamento Lagoa III - Do Cristo à P. da Gávea

Mais um trecho do filme feito à partir da varanda do apartamento, em um belo dia de sol, como se espera do Rio.

Muito sol, linda paisagem, local agradável e se possível sem chateações.

26 de dezembro de 2009

Apartamento Lagoa II - Bom Dia

Começa bem cedo e vai até o sol subir um pouco.

A vista era, e ainda deve ser para o atual morador, linda e pouco deve ter mudado. E olha que estamos no 1º andar. Havia uma palmeira quase chegando a altura da varanda, mas hoje já passou e muito aquela altura.

24 de dezembro de 2009

Natal Solidário

Sobre esse filme, eu só sei que era uma distribuição de brinquedos para crianças carentes, realizada pela família de meus avós e alguns amigos.

No início aparece alguns enfeites da árvore de Natal como algumas bonecas.

20 de dezembro de 2009

Apartamento Lagoa I

Filmado em Super 8, esse vídeo mostra um pôr-do sol da mesma varanda que as fotos, só não tenho certeza se foi no mesmo dia.

Era uma filmadora Cannon, que não tinha nenuma espécie de timer, e a filmagem quadro-a-quadro foi feita com um controle remoto, com fio, e a contagem de tempo "de cabeça". As filmagens eram feitas "no chute", só com a visão da objetiva, afinal era preciso acabar o cartucho de três minutos, para mandar revelar e depois de vários dias, quando voltava, pegar o projetor e ver como ficaram as imagens. Ainda bem que meu pai já tinha alguma experiência em filmagens desde o tempo dos filmes de 16mm. Depois das câmeras de VHS, que facilitaram muito as gravações, as digitais chegaram para resolver essas expectativas cinematográficas.

19 de dezembro de 2009

Tia Altair e Outros

Como alguns já devem ter visto o convite para o recital da Tia Altair, postei esse filme que começa com ela e depois imagens do Rio na praia e em uma praça.

16 de dezembro de 2009

Sobrevoando o Rio

Esse filme já estava editado assim. Não sei se usaram duas câmeras ou se filmaram em duas oportunidades. De qualquer forma, meu avô deve ter feito a montagem.

Não costumo colocar um vídeo tão longo, mas esse merece ser visto inteiro, sem cortes.

Dá para ver uma boa parte da litoral da Baís de Guanabara e da paisagem nesta área do Rio. E como era o Fluminense Yatch Club ainda no início.

15 de dezembro de 2009

Variedades

Esse vídeo traz algumas cenas do Rio sem sequencia temática.

Avião, vovó e papai e cenas do Rio.

6 de dezembro de 2009

A Preferida

Como dá para ver, minha avó Olga era a preferida para filmagens. Meu pai e a tia Altair(dir) foram coadjuvantes.

No "close", ela parace que ficou meio acanhada.

5 de dezembro de 2009

Muitos Curiosos

Da série aviação/FYC, apareceu este hidroavião, pousado(?) na Baía da Guanabara. Meu avô e aparentemente outros curiosos chegaram perto para ver a máquina de perto. Pode ser que fossem da tripulação ou passageiros, mas eram vários barcos por perto. Não foi das melhores filmagens que meu avô Luiz já fez, ficou contra a luz. Valeu o registro.