Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

23 de setembro de 2009

Petróleo, Sem Sal

Acho que meu avô estava querendo investir em alguma companhia de petróleo e resolveu pesquisar. Algumas estão por aí até hoje, outras já se ouviu falar.

Todas elas estavam ali para abastecer barcos ou hidro-aviões.

Essas imagens são de uma época em que se discutia a existência de petróleo em terras brasileiras como indica o texto a seguir:

O petróleo é nosso foi o lema da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da petrolífera nacional Petrobras. Foi criado por Otacílio Raínho, professor e diretor do Colégio Vasco da Gama (Rio de Janeiro), um marqueteiro casual.
Entre a primeira concessão para exploração de
petróleo no Brasil e a criação da Petrobras, em 1953, decorreram 89 anos. O país assistiu a polêmica entre o escritor Monteiro Lobato e o governo Getúlio Vargas - resumida na famosa Carta a Getúlio. O Brasil dividiu-se entre os nacionalistas e os defensores do capital estrangeiro (apelidados pejorativamente de entreguistas por seus opositores). A Campanha do Petróleo resultou vitoriosa, com a criação da Petrobras.
Em
1936, diante dos obstáculos impostos pelo governo Vargas à exploração, Monteiro Lobato lançou O Escândalo do Petróleo, no qual acusava o governo de "não perfurar e não deixar que se perfure" [3]. O livro esgotou várias edições em menos de um mês.
O Escândalo do Petróleo foi censurado em
1937 por Getúlio Vargas, no mesmo ano em que o escritor lançou O Poço do Visconde. Na obra supostamente infantil, diz que ninguém acreditava na existência do petróleo nesta enorme área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, toda ela circundada pelos poços de petróleo das repúblicas vizinha. Monteiro Lobato acaba sendo preso em 1941, ironicamente por uma ordem partida do General Horta Barbosa, que mais tarde seria um dos líderes da Campanha do Petróleo.
Em
1938, o governo decidiu explorar um poço em Lobato, na Bahia, e técnicos constatam a existência de petróleo. É criado o Conselho Nacional do Petróleo, e as jazidas minerais passam a ser consideradas propriedade estatal.

Fonte: Wikipédia ( O Petróleo é Nosso )

Nenhum comentário:

Postar um comentário