Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

5 de agosto de 2015

PP-CAX - Curupira

Postado por PGomes em 14/01/2011 02:56

PP-CAX Curupira
Em um hangar o Junkers JU-52 foi para uma manutenção geral. Pode ser no Rio, já que a foto era do meu avô Luiz. Vou perguntar ao senhor que ali passa, para obter maiores informações. Será que havia no YCRJ um hangar deste porte?



Comentários (8):

Em 14/01/2011, às 05:18:16, Luiz D´ | página pessoal disse: 

Pergunta para os especialistas.
------------------------------------------

Em 14/01/2011, às 08:26:34, JBAN disse: 

Pedro, certamente não. Estamos no hangar do Sindicato Condor, provavelmente na Ponta do Caju. O avião é um Junkers JU-52, o preferido da Tia Alcyone e onde o pai dela voou. 

Ao que tudo indica o hidro passava por uma revisão geral ou algum reparo. 

A foto é sensaacional e agradeceria de você me a enviasse em alta. É possível? 

Apesar de tudo, senti a facada! 
---------------------------------------

Em 14/01/2011, às 09:25:15, Alcyone disse: 
Jbanzinho, você tem toda a minha solidariedade. O que fazem com você é absurdamente malvado! 
Acho que sofri algum acidente a bordo de um Ju-52, em vidas passadas. Não somos íntimos.
------------------------------------------ 

Em 14/01/2011, às 10:04:23, WHM disse: 
O que é YCRJ ?
-----------------------------------------

Em 14/01/2011, às 10:08:33, WHM disse: 
Como o JBAN já disse, certamente a foto é das oficinas do Cajú, da Condor, já que os hidro-aviões além de operarem (pousarem e decolarem) do Cajú, também tinham a sua manutenção feita na mesma área.
---------------------------------------

Em 14/01/2011, às 10:32:16, Pgomes disse: 

WHM, 
é que eu ia escrever Yacht Club Fluminense, depois coloquei RJ e assim passou desapercebido pelo revisor. Ele ainda está aprendendo. 
E JBAN, vou providenciar.
----------------------------------------

Em 14/01/2011, às 19:16:10, Tumminelli | página pessoal disse: 

Um amigo meu pode vir a saber... vou indicar o link para ele. 

;-)
----------------------------------------

Em 14/01/2011, às 21:53:47, Sergio Luis dos Santos | e-mail disse: 
Pronto Tumminelli. 
Sim, é o Curupira na Base do Sindicato Condor no Caju, Rio de Janeiro. Podemos ver no chão os trilhos onde as carretas trafegavam transportando os hidros. A manutenção de alguns Junkers da Varig e da Vasp também era feita aí. A Base do Cajú era avançada para a época, e contava com oficinas bem instaladas e também área para os passageiros aguardarem o embarque. O Curupira foi vendido em 1946 para a Argentina.

27 de julho de 2015

Foto Aérea


Postado por PGomes em 26/01/2011 13:25

Foto Aérea
Esta foto do Iate Clube do Rio de Janeito, quando ainda era Fluminense Yatch Club, deve ser do começo dos anos 40. 
Sobrava espaço no terreno para a aviação local, cinquenta anos depois está tudo muito diferente. 
Sempre perguntando, aquela área acima, que passa por baixo de uma pequena ponte, também pertence ao clube? 



Comentários (8):

Em 26/01/2011, às 11:38:48, Gustavo Lemos disse:

Excelente foto. Aquela área não pertence ao clube e é conhecida como Quadrado da Urca. Nos seus primórdios foi uma piscina. Dizem que o Melo Maluco passou de avião por baixo daquela ponte. Eu duvido.
---------------------------------------
Em 26/01/2011, às 11:54:47, Ricardo Galeno disse:
Urca, meu sonho de consumo!
-------------------------------------
Em 26/01/2011, às 13:28:50, Luiz D´ disse:

E tem gente que teve o privilégio de usufruir desta pista: http://fotolog.terra.com.br/luizd:1093 e http://fotolog.terra.com.br/luizd:1092
----------------------------------------

Em 26/01/2011, às 13:45:24, Candeias disse:
Também duvido... Pode até ter passado, mas de barquinho.
Almocei lá no sábado. Continua um belo lugar, mas que diferença... Tomei até um susto quando vi essa imagem.
---------------------------------------
Em 26/01/2011, às 14:37:26, Belletti disse:
Ótima foto.O JBAN tem uma fotografia do 1/2 Maluco realizando a façanha.E afirma:"meninos eu vi.E fotografei..."
----------------------------------------
Em 26/01/2011, às 15:02:38, Candeias disse:
Deve ser montagem...
--------------------------------------
Em 26/01/2011, às 15:13:03, Lino Coelho disse:
Que grande diferença para os dias atuais, ouvi dizer que o Botafogo vai incorporar o ICRJ e extender a sua sede de natação até a URCA, tão logo o Eike Batista se torne Presidente do Clube.
Já passei muitas vezes por baixo desta ponte, toda vez que saio para pescar embarcado, passo sob ela.
O JBAN já passou também várias vezes de avião por baixo desta ponte, porém foi com o seu aeromodelo de controle remoto.
-----------------------------------------
Em 27/01/2011, às 08:39:43, JBAN disse:

Gostei da foto

14 de julho de 2015

Enchente

Postado por PGomes em 05/11/2010 14:23

Daqui a pouco começa tudo de novo
Estão chegando as chuvas de verão e com elas o trantorno de sempre. O ônibus de prefixo 220 se arrisca em passar, já o cidadão na água está pronto para empurrar os que não conseguirem. 

Talvez pelo muro lá trás alguém reconheça o local. Uasando de todo meu conhecimento, diria que pode ser na Rua Jardim Botânico, junto ao Jokey Club. Mero Chute! 


Comentários (11):

Em 5/11/2010, às 14:42:55, NALU disse:
Seria junto à Hípica?
-------------------------------------
Em 5/11/2010, às 14:55:43, Pgomes disse:

Fui olhar no google e confirmei que é na Hípica mesmo
-------------------------------------
Em 5/11/2010, às 15:25:25, Andre Decourt | página pessoal disse:
A o Jockey é eclético, já a Hípica Neo-Colonial, aliás é projeto do meu pai a varanda do prédio principal da Hípica, aquela que é usada para festividades e com vista para a pista
-------------------------------------
Em 5/11/2010, às 16:39:28, Alcyone disse:
Logo elas estão chegando e será mais um ano que estamos aqui, para reclamar que nada foi feito. Nem mesmo depois da casa ter sido arrombada várias vezes, se lembram de colocar a tranca na porta.
É uma vergonha!
----------------------------------------
Em 5/11/2010, às 17:03:32, Luiz D´ disse:

Hípica!

E vai ter mesmo enchente aí no verão. Aliás, nem precisa ser no verão.
----------------------------------------
Em 5/11/2010, às 19:50:26, Hardy Har Har disse:
Oh, dia! Oh, mês! Oh, ano! Eu sabia que não ia dar certo!
------------------------------------------
Em 5/11/2010, às 21:26:07, M.Lobo disse:
 
O corajoso busum é bem simpático.

Lá no Antiquus ( http://fotolog.terra.com.br/mlobo:680 ) tem post duplo de enchente...
-------------------------------------------
Em 5/11/2010, às 22:04:23, Belletti disse:
A foto é muito boa.A cada dia fico mais "embasbacado" com o arquivo do Pgomes,pois é "pessoal".
Na Grande Vitória,Vila Velha em especial,30 minutos de chuva e tá tudo garantido.Um espanto...
----------------------------------------------
Em 5/11/2010, às 23:05:19, Jaime G. Moraes disse:
Pela facilidade em se adaptar a qualquer eventualidade : chuva.. lama.. buracos...
estes ônibus acabaram por trafegar na Ilha do Governador em 1950, quando não havia ainda a Estrada do Galeão e sim uma picada aberta na mata.
---------------------------------------------
Em 5/11/2010, às 23:17:39, Eraldo disse:
Jaime, eram da empresa do Sr. Emygdio?
-----------------------------------------------
Em 6/11/2010, às 11:58:36, Marcelo Carioca | e-mail disse:
Fico imaginando esta viatura trafegando sem farol, sem limpadores de para-brisas, sem lanternas, lotado de gente, todas as janelas fechadas e embaçadas, dentro de uma tempestade!

10 de julho de 2015

Reunidos


Postado por PGomes em 21/10/2010 15:11

Muitas Moças
Muito mais moças que rapazes, minha avó logo a 1ª da direita, podiam estar reunidos para o batizado dos dois bebês de colo logo ao lado. 
O carro alguém deve conhecer e a data deve ser anos 40, pela idade de minha avó Olga.


Comentários (9):

Em 21/10/2010, às 15:28:30, Luiz D´ | página pessoal disse:

Certamente era batizado. Sua avó, como sempre, elegantíssima.
----------------------------------
Em 21/10/2010, às 15:29:41, Ricardo Galeno disse:
Bela foto de família. Minha avó por parte de mãe teve 16 filhos, devia ser assim também quando reunia todos para uma foto.
-----------------------------------
Em 21/10/2010, às 15:42:01, Docastelo disse:
Pgomes, essa construção é muito parecida com a vila que foi a primeira residência da minha família. Parece ser típica de determinada época. Qual era o bairro?
------------------------------------
Em 21/10/2010, às 16:09:06, Alcyone disse:
Os bebês seriam gêmeos? Com certeza iam ou já tinham sido batizados.
-------------------------------------
Em 21/10/2010, às 19:40:37, JBAN disse:

É um Ford Zephyr?
------------------------------------
Em 21/10/2010, às 19:55:05, Belletti disse:
Alcyone,
Deixa de ser curiosa.Os bebês eram PGOMES e BGOMES.Neste dia foram crismados.Tá satisfeita.
Com inveja da elegância da Dona Olga?
------------------------------------
Em 21/10/2010, às 20:52:09, M.Lobo disse:
 
Bons tempos em que se podia morar nestas casinhas de vila com toda segurança...
Ficar na janela vendo a vida passar...
------------------------------------
Em 21/10/2010, às 23:34:20, Gustavo Lemos disse:

O carro é um Studebaker 1941
.

8 de julho de 2015

Acelera Milton


Postado por PGomes em 19/10/2010 12:38

Acelera, Milton
E lá vai o Milton a bordo de seu carrinho movido, talvez, a pedal, aproveitando o dia para brincar. Foto de 1927. 
Qual seria o modelo do carro que inspirou a carroceria desta versão infantil? Um Ford modelo T? 


Comentários (9):

Em 19/10/2010, às 13:02:13, Valéria | fotolog disse:
Quando vejo essas fotos, lamento imensamente meu pai não ter fotografado certos episódios. Eu tinha um Jeep verde escuro com faróis que acendiam e buzina. Era de ferro, pesadíssimo.
Ele foi incrementado com decalques da turma do Bardhal. Era um comercial do lubrificante. O mocinho parecia o Eliott Ness e cada bandido tinha um nome, só estou lembrando da Clara Imunda.

Não se espante, tive vários brinquedos e menino. Num carnaval, cheguei a me fantasiar de Bat Materson, esse tenho foto
---------------------------------------
Em 19/10/2010, às 13:02:58, NALU disse:
O carrinho é simplesmente lindo! Milton devia estar muito orgulhoso de sua jóia. Basta ver o rostinho dele.
---------------------------------------
Em 19/10/2010, às 13:08:31, Luiz D´ disse:

Certamente movido a pedal.
------------------------------------------
Em 19/10/2010, às 13:35:04, Alcyone disse:
Concordo com Naluzinha. O carrinho era uma obra-prima e parecia ter saido da fábrica naquele dia. O ás do volante, irradia felicidade.
------------------------------------------
Em 19/10/2010, às 13:41:44, Gustavo Lemos disse:

Maravilha de carro. Devia fazer o maior sucesso. Não é um Ford T. Pelo formato do radiador parece um Packard.
-----------------------------------------
Em 19/10/2010, às 13:46:11, Belletti disse:
No meu tempo,ter um carro como este era o mesmo que disputar a formula um.
-------------------------------------------
Em 19/10/2010, às 17:50:26, Docastelo disse:
Valéria, lembra da estória do fichário (fotolog Outro Mundo, 24/07/2010)? Também era decorado com os personagens da Bardhal: Chico Válvula Presa, Carvâozinho, Zé dos Anéis Presos e a Clarimunda.
------------------------------------------
Em 19/10/2010, às 17:59:01, João Carlos | página pessoal disse:
O carrinho parece tão real que, se tirar o motorista, não dá pra saber que é de brinquedo. Bom, o tamanho do volante também denuncia.
-------------------------------------------
Em 19/10/2010, às 18:57:11, Renato Libeck disse:
Belíssimo carrinho. Já vi dezenas de carrinhos dos mais variados modelos, pessoalmente e em fotos, mas este é inédito para mim. Maravilha.

1 de julho de 2015

Navegando Pela Baía

Postado por PGomes em 12/10/2010 01:47

Navegando Pela Baía
Outro bom programa para o feriado, é reunir alguns amigos e navegar/velejar pela Baía da Guanabara, aproveitando a paisagem. 
Nos anos 40, época da foto, os problemas de poluição deviam ser bem menores, hoje em dia a poluição tirou um pouco da graça deste tipo de diversão. 
Lá no fundo, as dependências do então Fluminense Yatch Club. Mas pode ser ICRJ.


P.S. depois de três meses um pouco ocupado, recomecei a editar mais alguns filmes antigos:
http://riodeoutrosjaneiros.blogspot.com/2010/10/em-uma-tarde-qualquer.html


Comentários (13):

Em 12/10/2010, às 05:42:19, Christiano Avellar disse:
O barco é o Vendaval e quem está no timão é seu proprietário Cândido Pimentel Duarte, dono da Companhia Santa Matilde, fabricante de vagões em Três Rios /RJ.
-------------------------------------
Em 12/10/2010, às 05:52:58, Luiz D´ disse:

O filme é uma preciosidade. Ler uma revista, colocar um disco na vitrola, ajeitar o braço com a agulha, que música seria?

E o mar da foto acima parecia de "almirante".
---------------------------------------
Em 12/10/2010, às 08:30:59, Alcyone disse:
Velejar pela Baia da Guanabara, a bordo de um belo veleiro, é coisa para poucos. Para mim, fica só na imaginação.
----------------------------------------
Em 12/10/2010, às 08:54:49, NALU disse:
A música poderia ser La mer. O autor, Charles Trenet. Que ginástica tive que fazer para evitar o cacófato!!!
-------------------------------------------
Em 12/10/2010, às 08:57:50, Gustavo Lemos disse:

O proprietário do Vendaval não seria o José Pimentel Duarte?
------------------------------------------
Em 12/10/2010, às 10:48:56, João carlos | página pessoal disse:
Hoje pode-se fazer uma passeio pela baía de GB sem ter um barco. Um antigo rebocador da marinha faz o percurso em cerca de 90 minutos com explicação sobre os locais do Rio e de Niterói.
----------------------------------------
Em 12/10/2010, às 10:49:35, Lavra disse: 
Ao fundo, o Iate Clube.
----------------------------------------
Em 12/10/2010, às 21:59:11, Belletti disse:
Alcyone,
Como acho que vc tem razão,vou pedir ao JBAN para arranjar um tanque de guerra e navegar na Baia de Guanabara.
Alcyone,Alcyone parabéns ´pelo dia das crianças....
-----------------------------------------
Em 12/10/2010, às 23:21:58, Ricardo Galeno disse:
Pela Baia só de barca mesmo! Pobre não tem escolha! rsr
------------------------------------------
Em 13/10/2010, às 06:55:23, Christiano Avellar disse:
Caro Gustavo Lemos
Você tem toda a razão:
Para ser mais completo o nome do proprietário = José Candido Pimentel Duarte.
-------------------------------------------
Em 13/10/2010, às 14:21:55, Gustavo Lemos disse:

Cristiano, vc deve ser parente do velejador Fernando Avellar, que foi um dos introdutores da classe Snipe no Brasil. Devemos ter nos cruzado muitas vezes na varanda do ICRJ. O pai e avô do dono deste fotolog também foram antigos sócios.
--------------------------------------------
Em 16/10/2010, às 05:43:37, Christiano Avellar disse:
Meu caro Gustavo Lemos
Sou filho de Fernando de Avellar,o Mister Snipe.
Frequentava muito o ICRJ, papai tinha um Carioca e participávamos das regatas da classe.
Bons tempos aqueles....
-----------------------------------------------
Em 4/07/2011, às 17:18:12, Jose Candido Pimentel Duarte | e-mail disse:
Prezados Christiano Avellar e Gustavo Lemos e PGomes, um abraço a vocês de um neto de José Candido e filho de José Luiz Pimentel Duarte, que tb está na foto, Á direita.

29 de junho de 2015

Flâmula

Flâmula
Sócios do Fluminense Yacht Club, posam com a flâmula do clube, em frente a sede do local, após um dia de pescaria. Sempre havia torneios de pesca no clube. Pelas arandelas acesas, devia ser fim de tarde e a foto deve ser da metade dos anos 40. 
Meu pai está sentado e meus avós logo acima dele. 


Comentários (5):

Em 28/10/2010, às 12:48:10, Belletti disse:
Gostei muito da foto.Mas tem pouco peixe para muito mentiroso.....
--------------------------------------------------------
Em 28/10/2010, às 13:22:24, Lino Coelho disse:
Oh meu caro, isto é pescaria ou safári?
Afinal o que o Jim das Selvas está fazendo nesta foto?
-------------------------------------------
Em 28/10/2010, às 14:16:40, Alcyone disse:
D.Olga, PGomes, é indubitavelmente, a mulher mais elegante que já tinha visto. Nunca vi um foto sua (dela), que não estivesse um pouco chic. Estava sempre chiquíssima.
-------------------------------------------
Em 28/10/2010, às 14:18:31, Alcyone disse:
Refazendo a frase. Nunca vi uma foto, que estivesse um pouco chic. Estava sempre chiquíssima.
------------------------------------------
Em 28/10/2010, às 14:47:14, Pintinho da Riba disse:
Acredite se quiser, certa vez fui pescar e peguei um peixe tão grande que só a fotografia pesava mais de 500 quilos. Essa coisa de chamar pescador de mentiroso é que não aceito

26 de junho de 2015

(agora sim) Praça Paris

Postado por PGomes em 04/10/2010 01:28


Centro da Cidade

Salvo engano, só consigo identificar o Palácio Monroe ao fundo. Isto é uma vergonha! 
O nome da praça e o outro prédio em destaque deixo para os comrentaristas dos FRA. E só poderei corrigir este texto na próxima madrugada. 
Por essas e outras é que só vou assitir ao concurso do SAUDADES DO RIO. 



Comentários (11):

Em 4/10/2010, às 05:57:43, Luiz D´ disse:

Praça Paris e edifício Brasília.
-----------------------------------

Em 4/10/2010, às 06:14:28, Docastelo disse:
Da esquerda para a direita: Uma ponta do Edf. Serrador seguido pelo Edf. Odeon, o Palácio Monroe, a estátua equestre do Mal. Deodoro da Fonseca,o edf. São Borja, em construçao, e o edf. Brasília. Todos voltados para a Praça Paris.
---------------------------------

Em 4/10/2010, às 07:41:32, ALEX disse:
DOCASTELO, matou a pau.
-----------------------------------

Em 4/10/2010, às 08:38:57, NALU disse:
Nada a acrescentar, a não ser o de sempre: praça limpinha, sem morador de rua, etc.
------------------------------------


Em 4/10/2010, às 14:54:22, Tumminelli | página pessoal disse:

Docastelo já matou tudo!

Sempe imagens sem ninguém. Dá a impressão do Rio ter sido uma cidade fantasma.

:-)
-----------------------------------

Em 4/10/2010, às 15:45:18, Renato Libeck disse:
Para se ter uma imagem panorâmica desta, com boa resolução e profundidade de foco, a lente da máquina tinha que estar fechada na abertura 22 ( mínima ). Para entrar luz e marcar a imagem no filme, era preciso usar trípé e aumentar o tempo de exposição. Não poderia ter vento balançando as árvores e muito menos pessoas circulando no local, senão a foto saía borrada. Por isso é que se tem a impressão de não ter ninguém na praça. Observem que coisa incrível. O banco está focado, o monumento está focado e o prédio ao fundo está focado. Incrível, fantástica, magnífica esta foto, no quesito enquadramento também.
--------------------------------------

Em 4/10/2010, às 16:45:46, ALEX disse:
Renato, me parece que alguém ali na base da estátua também colaborou.
Foto nota 10.
-----------------------------------

Em 4/10/2010, às 16:59:50, Renato Libeck disse:
Alex, já viu aquela brincadeira: Estátua!!!. Falaram para o dito cujo: " A hora que eu gritar você vai ficar igual a uma estátua ". Não vai nem piscar, senão borra a foto. Muito boa a sua observação.
-------------------------------------

Em 5/10/2010, às 10:51:30, Belletti disse:
Foto muito bonita.De que ano seria?
------------------------------------

Em 5/10/2010, às 11:33:29, Renato Libeck disse:
Belletti, o seu sobrenome, sem jogar confetes, é muito interessante. Lembra marca de motocicletas, automóveis,etc. O meu pai foi empresário metalúrgico e inventor. Produziu mais de 80.000 máquinas agrícolas e dezenas de Trucks para caminhões, marca " LIBECK ".
-------------------------------------

Em 5/11/2010, às 21:40:27, Vera Dias | fotolog disse:
Esse monumento e a General Deodoro da Fonseca. O que me encanta nessa foto é o cuidado do jardim, o corte correto das tupiara e o corte perfeito do gramado com a area de ensaibro
.

24 de junho de 2015

Tempo para Foto

Postado por PGomes em 08/09/2010 01:11

Tempo Para Foto
Vovô Luiz, vovó Olga e o filho Milton, dão um tempo no passeio e posam para mais uma foto familiar, tendo ao fundo uma paisagem bem conhecida. 


Comentários (12):

Em 8/09/2010, às 05:13:27, Luiz D´ | página pessoal disse:

Que elegância! Que carro! Que vista!

Em 8/09/2010, às 06:40:36, João Carlos | página pessoal disse:
Mais uma bela foto da família. Pela posição dos morros foi tirada em frente ao morro da Viúva. Pela posição da rua e da mureta parece ser na curva da saída da enseada de Botafogo. Lá atrás, à direita, o Balneário ou Cassino da Urca. Há um ano tirei uma sequencia de fotos que pega os morros no mesmo ângulo.
http://www.flickr.com/photos/cariocadorio1955/sets/72157622991134182/

Em 8/09/2010, às 07:09:21, Alcyone disse:
Esse trio está para capa da "Vogue". Sua avó foi uma das mulheres mais elegantes que vi na vida. Que charme!

Em 8/09/2010, às 08:21:15, Lavra disse:
As fotos do meu amigo, geralmente são ótimas como essa. Gostaria de identificar o carro. Não sendo possível, pela indumentária das pessoas, situo a data da foto entre 1928 e 1933.

Em 8/09/2010, às 08:29:39, NALU disse:
A foto é uma felicidade só. Como exclamou Dr.D': "que elegância! que carro! que vista!"

Em 8/09/2010, às 08:44:51, Wagner Bahia disse:

Esta foto está algo assim... Sensacional!

Em 8/09/2010, às 09:11:25, Gustavo Lemos disse:

O carro parece um Ford 1934 Fordor. Digo parece, porque noto a ausência do para-choque ondulado na frente e nunca tinha visto um modelo deste com estepe no para-lama.

Em 8/09/2010, às 10:48:48, WHM disse:
Foto muito boa ! Elegância está ali mesmo !
O carro parece ser novinho em folha.

Pelo jeito ele tem algo a ver com a VARIG, se considerarmos o Ícaro que aparece na ponta de seu capot...rsrsrs

Em 8/09/2010, às 11:49:20, Belletti disse:
Espetacular.Tudo muito bem elaborado.Se fosse hoje em dia,alguém iria chamar o "evento" de ensaio...

Em 8/09/2010, às 12:36:29, Tumminelli | fotolog disse:

Maravilha de foto!! E que carro!!!!!

Em 9/09/2010, às 00:28:09, Ricardo Galeno disse:
Alcyone, e o poste?

Em 9/09/2010, às 04:54:36, Anônima disse:

WHM,

O emblema(ornamento, mascote) do radiador do Ford é em formato de um galgo. O carro é anterior a 1934.

19 de junho de 2015

Veleiro


Postado por PGomes em 13/09/2010 01:31

Veleiro
Dois senhores conversam em um veleiro ancorado em algum ponto da Baía de Guanabara. Pelas roupas não parecem estar a passeio. 
Alguns detalhes, ao fundo, certamente serão identificados pelos comentaristas. 
Acredito que a imagem deve ser dos anos 40. 


Comentários (4):

Em 13/09/2010, às 06:04:12, Luiz D´ | página pessoal disse:

Teriam saído do hospício, que se vê logo ali atrás???
-------------------------------
Em 13/09/2010, às 06:20:37, Alcyone disse:
Se tinham saido do hospício, não sei, mas que estavam elegantemente vestidos, estavam.
Estariam fazendo uma transação de compra e venda? Certamente não iam velejar, vestidos dessa maneira.
----------------------------------
Em 13/09/2010, às 06:56:58, WHM disse:
Quem sabe não estavam transacionando o próprio barco ? É elegância mesmo pra ninguém poder botar defeito !
Me parece que o prédio que aparece ao fundo é o do antigo hospício, na praia da Saudade.
O morro que dá para ver atrás da proa do barco, parece ser a antiga favela do morro do Pasmado. Seria isso mesmo ?
------------------------------
Em 14/09/2010, às 08:05:07, João Carlos | página pessoal disse:
Eeh vedinha mais ou menos.
... 

17 de junho de 2015

Paisagem

Foto 1

Foto 2

Postado por PGomes em 22/09/2010 15:25

Paisagem
Foto 2/2 

Já postei uma foto dessas, só não lembro qual delas, Era uma cópia ampliada de uma delas, estas são do mesmo tamanho com ampliação menor. 
Claro que foram batidas do mesmo ponto, com alguns metros de diferença. 
Quem pode dizer qual o horário no momento? Apesar do dia meio nublado, dá para ver o sol batendo meio de lado. 
Vou chutar fim de tarde, depois das 16 horas. 


Comentários (25):

Em 22/09/2010, às 15:50:08, WHM disse:
Lindas Fotos !

De onde foram tiradas ? Vista Chinesa ?

Acho que você está quente com o horário em que foram batidas, pois o sol vem do oeste (dá para ver no Pão de Açúcar). Acho que 16 horas é um bom chute.
-----------------------------------
Em 22/09/2010, às 15:50:48, NALU disse:
Fotos espetaculares. O que é aquele vulto em primeiro plano? O meu "chute" é 17:30h.
---------------------------------
Em 22/09/2010, às 15:51:53, Alcyone disse:
Não sei não, PGomes. O sol batendo daquele lado do Pão de Açúcar, eu acho que foi de manhã. Também estou chutando. O Lavra é que é o bam-bam-bam nisso.
--------------------------------
Em 22/09/2010, às 16:44:29, Luiz D´ disse:

Talvez seja de manhã. Vista Chinesa? Mesa do Imperador?
------------------------------------
Em 22/09/2010, às 16:44:45, WHM disse:
Desculpe, Alcyone, mas você chutou para fora e longe do gol, pois o lado do Pão de Açúcar, virado para o mar, o está, também, virado para o leste. Logo, o lado contrário é o oeste e o sol está batendo no P.A. pelo lado oeste, donde se conclui que é de tarde.
Quanto à hora, já fica mais difícil dizer. Com a palavra, para tirar qualquer dúvida, o Lavra...
---------------------------------------
Em 22/09/2010, às 16:50:17, Candeias disse:
Sensacionais as fotografias!
Estou com a Alcyone, acho que é de manhã bem cedo.
---------------------------------------
Em 22/09/2010, às 16:55:32, Alcyone disse:
Como sou a mulher do piolho, continuo dizendo que é de manhã. O sol se põe, para o lado do Morro dos Dois Irmãos.
Talvez, depois de tanto tempo longe do Rio, ele tenha resolvido mudar de lugar.
-------------------------------------
Em 22/09/2010, às 16:59:17, Alcyone disse:
Estamos 2x2. O Luiz ainda está indeciso, com uma leve tendência para o nosso lado. Digamos então que estamos 2 e 1/3 a 2.
------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:02:25, WHM disse:
Alcyone, não é bem isso o que falei, mas é mais ou menos isso. Acabei de olhar o mapa, via Google, e percebi que o leste fica, exatamente, na direção em que está olhando o fotógrafo. Assim, oeste fica, obviamente, na direção oposta, ou seja, nas costas do fotógrafo, que é, justamente, de onde vem o sol no momento, logo é de tarde.
Conseguiu engolir ? Consegui te convencer ? Colou ?
-----------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:05:13, WHM disse:
Olha, minha gente, não está valendo horário de verão, viram ?
-------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:08:11, Alcyone disse:
Nein!
------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:09:57, WHM disse:
Não entendi, Mulher do Piolho, o que é que os Dois Irmãos tem a ver com a história, já que êles nem aparecem na foto...
-------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:13:25, WHM disse:
E depois diz que não fala alemão, né ? olha aí você se traindo...
------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:19:48, Alcyone disse:
Não vou mais discutir. Está valendo um apfelstrudel, que não deixarei de cobrar no devido tempo.
------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:26:40, WHM disse:
Combinado. Já estou sentindo até o gostinho dele, com Schlagsahne e tudo o mais.

Olha aí mais uma palavra em alemão...
-------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:29:27, WHM disse:
Apfelstrudel. E escrito certinho (só faltou começar com maiúscula). E veja que é uma palavra difícil de se escrever...
--------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:31:12, WHM disse:
O que é que a senhora tem a dizer em sua defesa ?
---------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:36:33, Alcyone disse:
Müller, não pense que estou correndo da raia mas tenho um jantar aqui em casa para para um casal de amigos e tenho que começar a arrumar as coisas.
Vou deixar o computador ligado, só para acompanhar o desenrolar do nosso sol mas possivelmente não poderei comentar.
Um abraço. A vitória já está no bolso.
-----------------------------------------
Em 22/09/2010, às 17:40:35, WHM disse:
Também vou ter que sair, mas logo, logo estarei de volta para ver o resultado que, certamente, será a nosso favor...
Faltou concluir, no bolso de quem.... rsrsrs
-------------------------------------------
Em 22/09/2010, às 20:28:33, WHM disse:
Esse Luiz que não se decide e êsse Lavra que não chega...
------------------------------------------
Em 22/09/2010, às 22:20:55, Candeias disse:
WHM, Apfelstrudel pode ser difícil de se escrever, mas é muito fácil de comer...
-----------------------------------------
Em 22/09/2010, às 22:47:26, WHM disse:
Concordo plenamente, Candeias.
-----------------------------------------
Em 23/09/2010, às 09:54:28, Trabukowsky disse:
O WHM ganhará a aposta. A foto foi tirada à tarde, precisamente às 16 horas, 14 minutos e 25 segundos.
-----------------------------------------
Em 23/09/2010, às 11:21:07, WHM disse:
Sr.Trabukowsky, muito obrigado pelo apoio, mas, se mal lhe pergunte, como é que o senhor tem tanta certeza quanto à hora e, ainda mais, com tamanha precisão ? O senhor, por acaso, trabalhava na outrora Rádio Relógio Federal ?
-------------------------------------
Em 23/09/2010, às 11:43:42, Trabukowsky disse:
Sr.WHM: Viajo no tempo e no espaço.

15 de junho de 2015

Carango


Postado por PGomes em 25/08/2010 02:28

"Carango"
Não sei se pertenceu ao meu avô Luiz esse automóvel, no mínimo despertou bastante interesse a ponto de ser fotografado. 
Marca e modelo deste e demais veículos que aparece na foto eu deixo para quem conhece esclarecer. 


Comentários (15):

Em 25/08/2010, às 02:40:08, JBAN disse:

Um belo Citroën 11 légere

Em 25/08/2010, às 05:31:19, Luiz D´ disse:

Sonho de consumo de muita gente.

Em 25/08/2010, às 07:20:13, Candeias disse:
Havia muitos carros desses no Rio ainda nos anos 60. Quando adolescente, depois de um treino de voleibol no CIB, em Copacabana, o treinador Lúcio Figueiredo deu carona a alguns de nós e fiquei espantadíssimo com a alavanca de câmbio ser no painel.

Em 25/08/2010, às 08:56:39, LuizT disse:
Quem projetou esse carro devia estar de ressaca. Ele é o horroroso dos feios, não tem nada que se salve nele no quesito beleza. Esse eixo traseiro no fim a carroceria - comum nos carros franceses - é de uma deselegância atroz.

Em 25/08/2010, às 09:09:51, Valéria | fotolog disse:
No tempo que vizinhos se tornavam amigos a ponto de batizarem seus filhos, lembro do "tio" Armando que possuía um desses. Era uma delícia brincar de escorrega no para-lamas

Em 25/08/2010, às 09:16:47, NALU disse:
Lembro do Citroën do "tio" Sylvio.

Em 25/08/2010, às 09:47:45, Belletti disse:
Quando garoto achava este carro o máximo.Diziam que ele não capotava.
A Valéria lembrou bem o "escorrega" nos paralamas.Uma grande foto.Um grande "baú".

Em 25/08/2010, às 10:25:19, Renato Libeck disse:
O JBAN matou na mosca.É um Citroen 11BL
Légere 1949.Motor de 4 cilindros,tração dianteira.O eixo dianteiro era mais largo do que o eixo traseiro.Fabricado na França.A alavanca de marchas ficava no painel.Os tirantes para fazer o engate das marchas tinham que estar ajustados, porque era um tal de encavalar marchas que Deus me livre.O fundador da Citroen teve um filho que morreu com a patente de cabo na Primeira Guerra Mundial.A partir de então o logotipo da Citroem, até os dias atuais, é o símbolo da divisa de cabo, ou seja,2 Vês invertidos,em homenagem ao filho do fundador da Citroen.

Em 25/08/2010, às 10:48:34, Renato Libeck disse:
Atrás do Citroen temos uma Picape International 1948. À direita da foto temos um FORD 1937 coupe/barata.Atrás do Ford temos um Chevrolet 1938 sedan.Não dá para identificar os outros.Ótima postagem.

Em 25/08/2010, às 13:23:06, Tumminelli | fotolog disse:

Citroën lindissimo!!!

:-))))

Em 25/08/2010, às 14:57:51, Paulo Z disse:
Traction avant está nos trinques!

O '11 légère' da foto assim como outros carros franceses com as mesmas características, tem "o eixo traseiro no fim da carroceria" em virtude da tração dianteira.

Em 25/08/2010, às 23:42:42, Ricardo Galeno disse:
Levaria qualquer noiva hoje em dia!

Em 26/08/2010, às 18:49:26, Rouen disse:
Aqui origem correta do logotipo da Citroen http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Citro%C3%ABn

Em 26/08/2010, às 21:30:19, Carlos Paiva disse:
Aprendi a dirigir em um Citroen igualzinho. O cambio no painel era um barato.

Em 28/08/2010, às 10:38:10, Renato Libeck disse:
Rouen você não existe meu caro. Esta história de que o logotipo da Citroen teria sido inspirado em homenagem a um dos filhos do Sr. Citroen me foi passada por um colecionador em uma exposição de carros antigos em Araxá, a décadas atrás. Vejam só, a origem vem dos Vês
das engrenagens criadas pelo Sr. Citroen. A grande vantagem das engrenagens em V, é que elas não sofrem
empuxos laterais e pela maior superfície de contato dos dentes, são usadas em equipamentos que exijam grandes esforços nos dentes das engrenagens, tais como prensas mecânicas, calandras, guinchos, etc. Meu amigo muito obrigado pela dica. É assim que alicerçamos os nossos conhecimentos. Legal, gostei muito

11 de junho de 2015

Viaduto das Canoas


Foto 1


Foto 2


Foto 3
Postado por PGomes em 19/08/2010 15:33

Aprendi Mais Uma - Viaduto das Canoas
Foto 3/3. 

Ontem o SAUDADES DO RIO mostrou uma foto : http://fotolog.terra.com.br/luizd:2257
onde temos o Viaduto das Canoas ou Viaduto Bertha Leitchic. 
Como só fui ver de madrugada, pela manhã peguei estas 3 fotos que estavam para ser escaneadas. Eu não tinha ideia do que as fotos mostravam ou melhor, o que era essa construção, só deu para ver que era no Rio por causa da Pedra da Gávea. Quando olhei a foto do Dr. Luiz acabei entendendo o que estas fotos mostravam. 
Bom, como se percebe, o viaduto ainda estava em construção, não tinha ainda nem o acesso a ela ou seus gradis de proteção. Aproveitaram algum passeio para tirar fotos do local e ainda andar de carro e a pé pelo viaduto inacabado. 
O carro ao fundo deixo para quem conhece e com isso aprendi mais uma sobre o Rio, só não dando tempo de fazer uma postagem dupla com o SAUDADES DO RIO. 




Comentários (9):

Em 19/08/2010, às 15:36:46, Belletti disse:
Impressionante.Gostei das fotos.
Um perigo andar por ali.Ou não?
-------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 15:50:15, Candeias disse:
Muito boa a postagem! Do carro, só sei que é conversível. Parece um Ford 1949. Não espere comentários da Alcyone porque não há postes à vista.
----------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 17:16:25, Luiz D´ | página pessoal disse:

Estupendas fotos, absolutamente inéditas.

A coragem dos dois ali sentados na beira do viaduto é impressionante.
-------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 17:41:05, Alcyone disse:
Meu Deus! Só vi as duas pessoas sentadas no viaduto, porque o Luiz chamou a atenção. Foram muito corajosos.
Maravilha de fotos!
Candeias, os postes viriam depois.
--------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 18:17:03, NALU disse:
Fotos sensacionais! Vertiginosas!Lindas!
---------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 18:38:44, Gustavo Lemos disse:

Não tenho mais adjetivos.
Apesar da pouca definição, apostaria que o carro é um Ford 1939 cabriolet.
----------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 23:23:49, João Carlos | página pessoal disse:
Formidável!
o pessoal passeando pelo viaduto inacabado é fora de série.
-----------------------------------------------
Em 19/08/2010, às 23:59:07, Ricardo Galeno disse:
O post completou muito bem o Saudades do Rio!
Mais p q o nome Viaduto das Canoas?
-----------------------------------------------
Em 21/08/2010, às 10:57:04, JBAN disse:

Muito bacana essas fotos do viaduto em fase de acabamento.


8 de junho de 2015

Pão de Açucar

Postado por PGomes em 16/08/2010 01:27

Pão de Açucar
Mais uma foto sem data definida, a melhor pista é a senhora segurando uma criança. 
Não dá para saber, mesmo na foto, se a mulher é conhecida. 
Fica o cartão postal da cidade ao fundo. 



Comentários (6):

Em 16/08/2010, às 01:50:39, João Carlos | página pessoal disse:
A foto é muito bonita, de cartão postal mesmo. Provavelmente tirada ao cair da tarde pela sombra da árvore.
O ano vou deixar para especialistas mas chutaria algo em torno de 1950.
-------------------------------------------
Em 16/08/2010, às 05:32:26, Luiz D´ | página pessoal disse:

Essa mureta, com o mar ali pertinho, era muito simpática.
--------------------------------------------
Em 16/08/2010, às 09:50:49, Luiz Flávio Lopes disse:
Meu chute é 1930.
O certo, pra mim, é que a foto é anterior a 1935 e posterior a 1922. Notem que na Praia Vermelha tem uma elevação que pode ser o 3º RI, quartel varrido do mapa por Getúlio Vargas após a Intentona Comunista em 1935.

Outra pista é o estágio de urbanização da Urca mostrada pela foto. O bairro só passou a existir a partir de 1922 quando foi feito o aterro. Como na foto já tem um número razoável prédios, estipulo uns 8 anos após o início. Daí meu chute em 1930.

Notem também que na referida Praia Vermelho não tem ainda o famoso e famigerado edíficio EPV dos militares que teve a construção iniciada em 1943 e concluída em 1946.
------------------------------------------
Em 16/08/2010, às 11:25:44, Alcyone disse:
Que foto bonita, de um Rio que também era muito mais bonito!
------------------------------------------
Em 16/08/2010, às 20:05:00, Belletti disse:
Uma grande foto.O ano?Aquele em que ela foi tirada.
-----------------------------------------
Em 16/08/2010, às 20:31:32, Tumminelli | página pessoal disse:
Também chuto anos 30.

Boa foto!!

:-))

1 de junho de 2015

Fotos em 3D II


Foto 1


Foto 2
Postado por PGomes em 25/07/2010 17:00

Este é um exemplo de uma das fotos feitas com câmera que batia fotos duplas para um efeito tridimensional. 

Na foto um dá para ver a pequena diferença entre as duas fotos e na foto dois uma delas ampliada para a melhor identificação do local. 

Eu não consegui visualizar esta imagem, no monitor, em 3D, como sugeriu ontem o Luiz Flávio Lopes. Em todo caso aí está uma delas. 


Comentários (12):

Em 25/07/2010, às 17:31:00, Ricardo Galeno disse:
Fotos do local no Carioca da Gema http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema_2:3 e história da estátua no http://www.rioquepassou.com.br/

Essas máquinas davam um show! Apesar de as máquinas novas baterem fotos em sequência não chega perto do efeito tridimensional.

------------------------------------------

Em 25/07/2010, às 18:03:08, João Carlos | página pessoal disse:
A famosa mulher com ânfora enquanto ainda estava em frente ao Municipal. No fundo o palácio Monroe.
Dá pra perceber que a foto dupla dava este efeito tridimensional. Muito interessante.

-----------------------------------------

Em 25/07/2010, às 18:33:22, Luiz D´ | página pessoal disse:

Esses aparelhinhos eram formidáveis. Vou ver se minha mãe ainda tem o dela.

-----------------------------------------

Em 25/07/2010, às 19:32:16, Hélio Shiino disse:
E não é que eu sempre achava, até ver esta fotografia, que o Palácio Monroe se localizava onde é agora o Prédio do Ibmec...
Cheguei a pensar que havia erro na fotografia acima.
Pesquisando por imagens antigas, achei esta.
http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/img/monroe70.jpg
Realmente eu estava enganado!!!
E olha que as obras do Metrô teve o extremo cuidado de fazer o desvio para que não tivesse de colocar o Palácio Monroe abaixo...

------------------------------------------

Em 25/07/2010, às 19:33:52, Alcyone disse:
Muito interessante! É pena que não conseguimos ter a imagem tridimensional. Gostaria muito de ver como funcionava no aparelho.


-------------------------------------------------------
Em 25/07/2010, às 21:40:36, Luiz Flávio Lopes disse:
Pgomes,
Obrigadíssimo!! A foto é um show de estereoscopia com o Palácio Monroe ao fundo.
Sei que não é fácil aprender a técnica de visualização em 3D sem aparelho.
Consiste em ficar a uns 50 cm da tela e olhar as duas fotos sem focar nenhum ponto. Cada olho vai ver as duas imagens gerando uma terceira, no meio, que é a sobreposição das duas fotos. A partir daí é tudo com o cérebro.
Com o tempo a gente aprende rapidinho a "encaixar" a imagem esquerda na direita. A 3D salta aos olhos.
É mais fácil com fotos menores. Quem tiver o Internet Explorer 8 pode usar a ferramenta Zoom do menu "Exibir" pra diminuir o tamanho.
Uma característica destes estereopares é o efeito 3D mais exagerado que a realidade.

---------------------------------------

Em 25/07/2010, às 23:50:23, JBAN disse:

Testei a técnica ensinada pelo Flávio e funciona ! Muito legal. Uma dica: comece com o nariz quase encostado na tela e vá se afastando lentamente, mantendo os olhos nas imagens. A uma certa distância as duas imagens se fundem em uma só dando o efeito 3D.

Já havia usado o truque no passado, mas havia me esquecido.
Ótimo.

-------------------------------------

Em 26/07/2010, às 01:14:33, Eraldo disse:
Também consegui ver. A técnica é a mesma daquela para ver os estereogramas, comuns no começo dos anos 90 (o golfinho, a zebra etc.).
Candeias e Lavra podem falar a respeito, pois já postaram algo a respeito e devem ter algumas fotos da "marmota" (acervo do Museu Eraldo).

----------------------------------------

Em 26/07/2010, às 15:50:01, Luiz Flávio Lopes disse:
Outra dica é deixar a visão bem relaxada, preguiçosa mesmo. Ou então, "vesguear" um pouco os olhos.

---------------------------------------

Em 26/07/2010, às 16:27:13, Hélio Shiino disse:
Não me lembro o site, mas foi mencionado que as fotos estéreo observadas em demasia faz mal à vista devido a esta peculiaridade já citada nos comentários acima.

Bem que, pelo menos uma vez, gostaria de perceber este efeito 3D. É que tenho miopia, hipermetropia, astigmatismo e tudo mais de podre que existe, sendo assim, não conseguindo chegar a uma distância ideal do monitor a ponto de perceber este efeito...

Como citou o Luiz Flávio Lopes, sem querer, fui percebendo que tentava tornar os olhos vesgos. De quebra, tava arriscado a eu adquirir o estrabismo também...

-------------------------------------

Em 26/07/2010, às 16:31:18, Tumminelli | fotolog disse:

Mais uma bela imagem da "Mulher com Ânfora".

A técnica da vesguice para ver fotos esteroscópicas eu já havia testado, e aprovo!!

:-))

-------------------------------------

Em 27/07/2010, às 09:10:57, Andre Decourt | página pessoal disse:
Essa foto mostra que o pedestal, além da mulher com a ânfora abrigava umas criaturas bicudas nas laterais, que aliás são retratadas por J. Carlos na charge dele que está no post do Rio que Passou

30 de maio de 2015

Filmadora


Foto 1


Foto 2

Postado por PGomes em 27/02/2010 12:00

Filmadora - Fundo do Baú
Foto 3/3 

Certamente muitos dos filmes que estão em ROJ 1, foram feito com esta filmadora que está entre os equipamentos fotográficos que pertenciam ao meu avô Luiz. 

Na foto 1 ela está fechada e tem na tampa a trava da tampa. 
Na foto 2 ela aberta com os carretéis para os filmes e o mecanismo para rodar as películas. 
Nesta última foto aparecem o seletor de velocidade de quadros por minuto do filme, o botão de disparo (rec) e a borboleta onde se dava corda no equipamento, que não usava baterias. 

Acredito que com uma mnutenção adequada, a filmadora funcionará perfeitamente. 

Esta corrida pode ter sido filmada com ela: 


Comentários (5):

Em 27/02/2010, às 12:05:28, Alcyone disse:
Alguém lá em casa tinha uma filmadora bem parecida com essa. Quanto tempo duraria a corda dela, PGomes?
Hoje foi do fundo do baú mesmo!
---------------------------------------
Em 27/02/2010, às 12:50:38, Luiz D´ | página pessoal disse:

Sensacional!
---------------------------------------
Em 27/02/2010, às 14:16:09, JBAN disse:

É a filmadora do Disney.
-------------------------------------------
Em 27/02/2010, às 15:52:14, João Carlos | página pessoal disse:
A foto e o JBAN responderam a minha pergunta do post do Disney onde eu achava que a máquina era muito pequena par ser uma filmadora naquele tempo.
Muito interessante. Aprendi.
------------------------------------------
Em 27/02/2010, às 21:24:06, Lavra disse:
Tive duas, mas essa é mais antiga. 8mm, certamente. Tenho os filmes. Tenho um plano, que nunca vou realizar, provavelmente, de recuperar alguns fogogramas
.

27 de maio de 2015

Fotos em 3D


Foto 1


Foto 2Postado por PGomes em 30/07/2010 02:13

Outra Estereocópia
Foto 2/2

Mais uma das fotos em "stereo", que alguns fotologueiros conseguiram visualizar em 3D. Eu não consegui, mas também não me esforcei, já que poso ve-las diretamente no aparelho. 

Na foto 1, detalhe de um dos fotogramas. 
Onde estamos ? Flamengo ou Botafogo ? 
Passei perto? 



Comentários (5):

Em 30/07/2010, às 05:17:47, Luiz D´ | página pessoal disse:

Não é o edifício Standard ali atrás? Estaríamos então na altura da Praça Paris, em direção à cidade.
===========================
Em 30/07/2010, às 05:19:03, Luiz D´ | página pessoal disse:

É claro que é! Vi agora a foto 1/2 e está lá, bem nítido.
=========================
Em 30/07/2010, às 08:22:09, Andre Decourt | página pessoal disse:
Estamos na Beira Mar, um pouco depois da Praça Paris já chegando de frente ao Monumento a Osório.

Além do Standart vemos o Brasília em construção com bandejas e andaimes nos seus últimos pavimentos. Estamos no iniciozinho dos anos 40, talvez até em 1939.
==========================
Em 30/07/2010, às 11:45:14, Ricardo Galeno disse:
Nesse tempo você pegar o carro e passear por ai com a brisa do mar, devia ser o máximo!
=========================
Em 31/07/2010, às 13:44:45, Roberto Tumminelli disse:

Em frente à Praça Paris.

:-)


22 de maio de 2015

Pier

Postado por PGomes em 17/06/2010 01:28

No Pier
Mais uma cena do ICRJ, da década de 40. 
Pelo jeito, algumas pessoas estavam de malas prontas para embarcar e sair para um passeio, quem sabe um "pic-nic" em algum lugar próximo. Algumas crianças observam os adultos, acho que não foram convidadas. 



Comentários (9):

Em 17/06/2010, às 08:20:53, Alcyone disse:
Pela quantidade de bagagem, o passeio será longo. Não sei, mas acho que as crianças vão também.
------------------------------------------
Em 17/06/2010, às 09:02:13, Belletti disse:
Bela foto.Iriam para Paquetá?
-------------------------------------------
Em 17/06/2010, às 09:57:04, Lavra disse:
O passeio poderia ser na Ilha do Governador. Não existia a ponte e as pessoas iam de barca ou lancha da Frota Carioca, que de vez em quando pegava foto. A cor das mesmas era amarelo.
-----------------------------------------
Em 17/06/2010, às 10:07:07, JBAN disse:

Esse é o mesmo cais onde o Disney e seu asseclas embarcaram para Paquetá, nas postagens do AD.
---------------------------------------

Em 17/06/2010, às 10:07:52, JBAN disse:

Estou vendo a Milu brincando em cima da ponte, lá no fundo.
---------------------------------------

Em 17/06/2010, às 11:15:54, Milu disse:
No lugar destes galpões foi construído o hangar que existe até hoje.
À direita, no terreno vazio da Av. Portugal, foi construída a casa da família do Mario Henrique Simonsen.
Como é que o JBAN me viu lá?
-----------------------------------------
Em 17/06/2010, às 11:42:48, NALU disse:
Há um empolgado casal no grupo dos adultos.
----------------------------------------
Em 17/06/2010, às 13:05:15, Belletti disse:
Nalu,
Dá pra traduzir o empolgado?
----------------------------------------
Em 17/06/2010, às 15:12:42, NALU disse:
Éeee... ahnnnn.... não dá.