Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

17 de julho de 2009

Baroneza



A data desta filmagem eu não consegui descobrir ( me parece década de 30 ), mas com um pouco de pesquisa, segue uma parte da história das ferrovias brasileiras:


A locomotiva “Baroneza”, utilizada para tracionar a composição que inaugurou a Estrada de Ferro Mauá, continuou prestando seus serviços ao longo do tempo e foi retirada de circulação após 30 anos de uso. Foi a primeira locomotiva a vapor a circular no Brasil e transformada, posteriormente, em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Esta locomotiva, por seu importante papel, como pioneira, constitui pedaço da história do ferroviarismo brasileiro. Foi construída em 1852 por Willian Fair Bairns & Sons, em Manchester, Inglaterra, fazendo, atualmente, parte do acervo do Centro de Preservação da História Ferroviária, situado no bairro de Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: www1.dnit.gov.br/ferrovias/historico.asp

Acredito que esse deslocamento da locomotiva e pelo menos um vagão de passageiros pelas ruas do Rio, seja por causa de alguma exposição ou até mesmo a ida para o museu.

3 comentários:

  1. Sensacional ! Nunca soube dessa "mudança". A Baroneza está na Praça Mauá e se desloca por meio de um trilho móvel que é retirado de trás da composição e colocado na frente a medida que avança. Podemos ver as turmas de trabalhadores movendos os trilhos e a locomotiva esperando até que terminem para continuar o seu caminho. Reconheci a Casa Mauá por detrás da Baroneza na última cena. Será que pegou a Rua do Acre, Marechal Floriano e foi até a Central para algum museu ou mesmo para reparo ?

    De novo: Estupendo o material !!

    p.s. - Pense em retirar essa segurança para postar comentários. Vai facilitar a vida de quem visita o seu blog.

    ResponderExcluir