Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

28 de julho de 2009

Corrida Sensacional



Hoje, fazendo um post duplo com Rouen, mostro um pequeno trecho de uma corrida com automóveis comuns, de passeio.


Dá para ver as freiadas para fazer as curvas, ter noção da velocidade que andavam e o "braço" dos pilotos para fazer as curvas.

E um pouco de corrida de motocicletas, também.


É um dos melhores vídeos de corridas (modéstia à parte) que tenho, vale a pena assistir.

9 comentários:

  1. Av Edson Passos, no Alto da Boa Vista. Pelo menos é o que parece.

    Muito bom ! Que acervo.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser sim no Alto da Boa Vista. Ou, quem sabe, na Quinta da Boa Vista.
    O acervo é estupendo.

    ResponderExcluir
  3. Estou com Luiz. Dá para ver os jardins da Quinta.

    ResponderExcluir
  4. Nossda Jban, parace que vc não conhece o Rio, caro amigo...
    QBV - Quinta da Boa Vista, com maxima certeza !! Olha o passadiço do Museu do Imperio no fim do video.

    Larroca

    ResponderExcluir
  5. Sensacional!
    Recebi o endereço com o link do amigo Mahar.

    Interessante, tive um mecânico, mais velho que eu, Luciano Palmerini, que me falava dessas corridas de carros e motos na Quinta da Boa Vista, finalmente pude assistir.

    Muito obrigado por postar.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, pena que não é possível se ter tal vídeo. Confirmo ser a Quinta da Boa Vista.
    Ops...
    Desculpem a falta de apresentação. Meu Nome é Alexandre e trabalho no Museu Nacional. Aliás, trabalho com o Gustavo, que parece que é conhecido aí do Sidney. Falando nisso... Caro Sidney, não só o Gustavo, como o "Eli do Colégio" (ele disse que tu irias se lembrar) enviam lembranças.

    Mas, voltando...
    Meu passatempo é tentar montar o passado das corridas aqui na Quinta e este vídeo, caro PGomes, é muito interessante...

    Ainda estou no começo da pesquisa, mas, as imagens mostram, e confirmam, que os carros subiam pela alameda que vem do Zoo (possivelmente após contornar a curva da "cancela" depois de virem pela Av. Rotary Club Internacional), daí passavam pelo largo do Paço Imperial, onde temos a estátua do Pedro II) e desciam pelo caminho do correto após o recanto da princesa), partiam então para sair da Quinta (aliás, na época não se saia da Quinta, pois, ela era aberta) e daí por diante me falta confirmar o circuito. A dúvida é se iam pelo caminho mais externo ou usam a atual alameda da "borda" na Quinta. Mas, nada que uma vista a Biblioteca Nacional para checar em antigas revistas, não mostre. Só que isso é dispendioso no que tange o tempo...
    Mas é isso, boa, bom vídeo.
    asoares@mn.ufrj.br
    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Um pedido:Tente pesquisar as corridas na Praia de Botafogo: ( VOLVOS , CITROEN E AMERICANOs e sem abusar a(s) do Aterro do Flamengo) . Uma delas eu fui e lembro , de Francisco Landi c FMN JK acho que vermelho vencendo a prova José Augusto Wanderley

    ResponderExcluir
  8. Houve muitas corridas na Quinta, esse é um belo registro. Os carros são muito interessantes, valia tudo, sem Santantônio, vai ver, nem capacete. Houve uma discussão entre veteranos sobre o cupê escuro aos 40 segundos e o Mahar dissipou qualquer dúvida: é um Alfa Romeo 6 C 2500, de 1947. Aliás, o Ford 1946, uma Hudson e essa Alfa são os carros mais modernos , o que permite estimar a corrida em 1947.

    ResponderExcluir