Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

5 de dezembro de 2009

Muitos Curiosos

Da série aviação/FYC, apareceu este hidroavião, pousado(?) na Baía da Guanabara. Meu avô e aparentemente outros curiosos chegaram perto para ver a máquina de perto. Pode ser que fossem da tripulação ou passageiros, mas eram vários barcos por perto. Não foi das melhores filmagens que meu avô Luiz já fez, ficou contra a luz. Valeu o registro.

3 comentários:

  1. Pedro, este hidroavião parece ser o Jahú que fez a travessia do Atlântico em 1927 e teria feito escala no Rio de Janeiro. Daí, a explicação de tamanho interesse das pessoas por ele, inclusive de seu avô.

    abraços,

    Jorge Leite

    ResponderExcluir
  2. Outra possibilidade é ser um dos aviões da Crociera Atlantica em 1931

    http://fotolog.terra.com.br/jban:1244

    http://fotolog.terra.com.br/jban:896
    http://fotolog.terra.com.br/jban:899

    ResponderExcluir
  3. O avião é um Savoia Marchetti S 55 que veio ao Brasil trazendo o Marechal Italo Balbo. A seguir informação a respeito do avião e da data da foto obtida na internet."O S.55 foi projetado pelo engenheiro italiano Alessandro Marchetti. Um projeto moderno e ousado para a época. Muito versátil, teve uso tanto militar (bombardeiro, reconhecimento aéreo) quanto civil (correio aéreo, socorro marítimo).

    Graças a seu desempenho, este hidroavião ganhou status de verdadeira lenda em sua época. Os nomes de grandes aviadores do século XX e suas façanhas estão ligados a ele: João Ribeiro de Barros, os italianos Italo Balbo e Francesco de Pinedo, entre outros.

    Em 15 de Janeiro de 1931 chega ao Brasil liderada por Italo Balbo uma esquadrilha de 11 S.55 (14 partiram de Orbetello (Itália) a 17 de Dezembro de 1930 porém 3 acidentaram-se durante a viagem matando suas tripulações). O governo brasileiro adquiriu estas aeronaves em troca de café.

    Durante a II Guerra Mundial foi utilizado ativamente pela Itália e Alemanha (Luftwaffe). Foi retirado de serviço no ano de 1945.

    O último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado nas travessias transatlânticas remanescente daquele período. Trata-se do Jahú a aeronave utilizada por João Ribeiro de Barros para realizar a primeira travessia aérea transatlantica Africa - América do Sul sem escalas da história no ano 1927. Atualmente encontra-se restaurado e em exposição Museu Asas de um Sonho da cidade de São Carlos-SP. É de propriedade da Fundação Santos Dumont".

    ResponderExcluir