Republicações do Terra

As fotos publicadas atualmente com comentários, são republicações do antigo e desaparecido blog do Terra que foi desativado por conta do servidor no final de 2013.

9 de maio de 2015

Lancinha Pop-Pop

Postado por PGomes em 19/12/2009 12:24

Lanchinha Pop-pop - Fundo do Baú
De tanto falar do laguinho da casa de meus avós, fui procurar por um brinquedo que ficava sempre no Rio. 

Para funcionar, tinha que colocar dentro dela uma chama para aquecer sua caldeira e fazê-lo navegar, com seu barulho característico. Só meu avô, que não gostava muito, por causa da sujeira, fósforos riscados e sobras de velas. Coisa de férias de netos. 

Depois que ganhei, lá pelo começo dos anos 70, descobri que já havia uma assim na casa deles, acho que tinha sido do meu pai e ainda funcionava. Fiquei com duas. 

Vendo essa lanchinha, fiquei pensando onde foram parar os brinquedos que tinha no Rio. Eram brinquedos que ficavam em um armário em casa e não sei onde foram parar depois de mudarmos quese tudo para SP. Acho que foram doados, passados adiante sem eu perceber. Gostaria de me lembrar de todos eles. 



Comentários (16):

Em 19/12/2009, às 12:39:26, Alguém disse:
Tinha que colocar álcool num pequeno tubo, era isso mesmo?
------------------------------------
Em 19/12/2009, às 12:45:59, Pgomes disse:

Tinha uma espécie de panelinha onde eu colocava um toco de vela aceso para aquecer a caldeira.
-------------------------------------
Em 19/12/2009, às 13:02:57, JBAN disse:

Pergunte à sua esposa. Ela saberá dizer o que fez com as suas tralhas. Elas são terríveis !

Esses brinquedos de lata são clássicos.
-------------------------------------

Em 19/12/2009, às 13:39:09, Alcyone disse:
Meus filhos tiveram uma lanchinha como essa. Até eu gostava de brinca com ela.
Boa lembrança, PGomes.
--------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:02:56, Alcyone disse:
Corrigindo - gostava de brincar
---------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:18:24, NALU disse:
JBAN, terríveis são as mães! A minha sumiu com as minhas coleções de caixas de fósforos, de selos, um monte de coisas sem nem ao menos me consultar! Foi só eu sair de casa e... meus "trens" foram doados, isolados, sei lá.
-----------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:29:37, Lavra disse:
Tinha uma dessas e hoje, é o meu sonho de consumo. Pura nostalgia. Funcionava que era um maravilha o ruido característico deu o nome ao brinquedo. Uma criança moderna não tem a mínima ideia do que é um brinquedo bom. Saudades da minha.
-------------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:30:59, Lavra disse:
Ótima ideia colocar essa foto!
--------------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:43:33, jose eduardo silveira | e-mail disse:
Eu também tive uma dessas e como no apartamento de antanho em que morei muitos anos ainda tinha banheira , era la que a pop pop andava. Olhando pelos olhos atuais de histeria com segurança , "industria" de homologação dos INMETROs da vida , era uma verdadeira temeridade flutuante misturando , alcool , crianças , fósforos , cenário perfeito para uma bela ca.....
A poucos anos atras achei uma outra igual feita na China numa loja na Alemanha mas não funcionou conforme o esperado. Acho que ficaria mais veloz se pusessemos gasolina PODIUM da Petrobras..........
------------------------------------
Em 19/12/2009, às 14:48:19, Luiz D´ | página pessoal disse:

JES, apesar disso sobrevivemos todos. Também tive uma parecida com essa e é como o Lavra disse.

Minha inteira solidariedade aos órfãos de suas coleções, de todo e qualquer tipo, que as mulheres (principalmente esposas), ao menor descuido, jogam fora com pretextos variáveis (era tudo um lixo, não tinha mais espaço para nada, para que você queria aquilo?, um monte de tralha velha, coisas que você nem sabia que tinha, para que guardar aquelas velharias?, etc, etc).
---------------------------------------
Em 19/12/2009, às 16:08:59, jose eduardo silveira | e-mail disse:
Pois é meu caro LUIZ D , esse problema com as nossas "respectivas" gera sempre muita polemica. Mais por acidente do que por decisão , terminei guardando vários carrinhos de fricção de minha infância que hoje valem pequenas fortunas mesmo tendo sido usados. É impressionante como o conceito de brinquedo mudou nestes anos e a criançada de hoje terminou sendo escravizada por tecnologia , luzes piscantes e coisas violentas em geral.
Meus antigos brinquedos sobreviventes ainda estão embalados numa caixa de papelão envoltos em jornais antigos e banhados com WD-40 para que não se deteriorem. Os de pilha já não funcionam mais porem já existem os "McGiver" de brinquedos que restauram qualquer antiguidade deste período.
Hoje uma voltinha pela Praça 15 ajuda a resgatar velhas memorias para os que por motivos variados , deixaram a infância ser doada ou jogada fora , pena que os preços destes eventuais "resgates" estejam cada vez mais caros. Para finalizar , apesar de ter tido um patinete da Estrela com rodas de borracha que ajudavam a andar em pisos irregulares ( Papai sempre me proibiu de usar os modelos com rodas de rolimã e madeira de caixote) , lembro que o Santo Graal daquele período era ter o cobiçadíssimo jipe militar da Bandeirantes todo de chapa e com uma luzinha a pilha que acendia no caput, hoje os sobreviventes são disputados a tapa.
Bons tempos aqueles!
-------------------------------------
Em 19/12/2009, às 18:19:15, Augusto disse:
Minha coleção de bonecos, em especial os Playmobil, foram "reforçar" as coleções dos primos mais novos. Os livros e revistas de infância, nem queiram saber...
-------------------------------------
Em 19/12/2009, às 23:09:47, Candeias disse:
Já tive uma lanchinha dessas, era branca. Funcionava na base do álcool.
Mulheres jogam tudo fora, infelizmente. Costumo dizer para a minha e para minha mãe que se alguma delas fosse curadora de algum museu de história natural jogaria no lixo todos aqueles ossos de cachorro velho.
Meu time de botão, esse, ninguém tasca, está escondido em casa de meu filho mais velho.
--------------------------------------
Em 20/12/2009, às 19:18:49, Marcia disse:
Incrível como nossa memória volta na mesma hora! Eu nem lembrava mais desse brinquedo e foi só olhar a foto,,,meu irmão teve uma dessas, brincavamos com meus pais na piscina de lona verde escuro(não lembro a marca)no quintal de caquinho de cerâmica. Rsrsrs.Que saudade...
----------------------------------------
Em 30/03/2010, às 23:09:03, mauro meirelles de oliveira santos | e-mail disse:
Pois é, também tive uma lanchinha dessas, pelos anos de 63-65. Há seis ou sete anos atrás comprei uma dessas num camelô de rua em Nova Delhi, na Índia. Igualzinha, mas feita de lata de óleo aproveitada, sem pintura por cima. Funciona que é uma beleza.
---------------------------------------
Em 21/04/2010, às 21:35:17, Luiz Carlos | e-mail disse:
Tive uma dessas e pra variar minha mãe jogou fora com o passar dos tempos.
Gostaria de adquirir uma, se alguem souber quem tem pra vender favor me retornar.
Abs
.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem uma igualzinha a essa aí aqui em casa....E funciona !!
    É necessário colocar um algodão com álcool dentro do barquinho e acendê-lo pra que funcione. E o barulhinho que faz é igualzinho ao de um motor de um barquinho de verdade.... Muito legal !!

    ResponderExcluir